sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

Hoje tive uma discussão num café, por muito estranho que isto possa parecer para quem me conhece é completamente verídico.

Basicamente estava eu calmamente a beber um café e a desfolhar um jornal como mais de uma semana, quando um senhor mesmo ao meu lado se lembra de dizer, passo a citar: “isto do dia da mulher não faz sentido nenhum, se não há um dia do homem também não devia haver um dia da mulher”.
De uma forma muito desinteressada dei a minha opinião que, tendo em consideração tudo o que a humanidade tem feito às mulheres nas últimas centenas de anos não era um dia que elas deviam ter, mas sim um ano inteiro. Mal sabia eu naquilo em que me estava a meter.

Em menos de nada, estava numa argumentação acesa com um senhor que tinha idade para ser meu pai e o filho dele que devia ter mais um par de anos que eu. Duas alminhas que compensavam a falta de inteligência que tinham com a quantidade de machismo que demonstravam.
Para estes dois trogloditas (mal acabei de escrever isto descobri que pode ser muito ofensivo para os trogloditas) as mulheres nunca serão iguais aos homens, serão sempre seres inferiores. Os argumentos utilizados foram uma mulher não conseguir ser tão bom pedreiro como um homem (uma afirmação discutível) e o facto de nos testes físicos do exército os critérios de avaliação das mulheres (o exemplo dado foi a distância que têm de correr em determinado espaço de tempo) serem diferentes daqueles que têm os homens.

A afirmação: “nunca discutas com um estúpido porque ele baixa-te ao seu nível e depois ganha-te em experiência” assenta que nem uma luva nesta situação.

Infelizmente esta ainda é a realidade que vivemos, esta “conversa de café” mais de 50 anos depois da revolução feminista mostra que apesar de todos os direitos que as mulheres foram conquistando ao longo dos anos, ainda vivemos numa sociedade profundamente machista.

Não defendo a paridade em cargos políticos ou nos quadros das empresas, legislação neste sentido parece-me aumentar ainda mais a discriminação que tenta combater. As mulheres não precisam de esmolas. Se acabarmos com a descriminação e dermos às mulheres as mesmas oportunidades que aos homens, se lhes pagarmos os mesmos ordenados e tivermos em consideração apenas o seu mérito tenho a certeza que vamos ver muito mais mulheres em cargos políticos ou a chefiar empresas por esse mundo fora.

Se há lutas que valem a pena batalhar esta é uma delas. Não me digam para eu ter calma ou ignorar quando alguém diz onde quer que seja, que uma mulher é menos que um homem.

A indiferença provoca mais sofrimento que as balas, recuso-me a ser indiferente em relação a este assunto e espero que muito mais homens partilhem a minha atitude.


A todas as mulheres, feliz dia internacional da mulher. 

1 comentário:

Alailanible disse...

Tu pá... tu pá... tu és um GAJO com as letras todas grandes. É que não é só G grande, são todas.